PHARMAGISTRAL

Blog Farmacêutico orgulhosamente Nordestino. Levando até você informação, conhecimento e inovação!

ÁCIDO RETINÓICO - APRENDA A USAR CORRETAMENTE

Figurinha carimbada nas prescrições dermatológicas, o ácido retinóico tem propriedades excelentes: suaviza rugas, melhora a qualidade do colágeno e aumenta a firmeza da pele. Além disso, clareia e previne manchas escurecidas na pele e melhora sua textura. Ele também controla a oleosidade e previne erupções de acne nas pessoas com tendência a espinhas.
Como se vê, méritos não faltam.

É uma substância derivada da Vitamina A e também conhecida como tretinoína ou retinol - é uma das três maneiras realmente eficientes de combater o envelhecimento da pele, junto à reconstrução de superfícies por laser de dióxido de carbono e à injeção de ácido hialurônico. De uso tópico e vendida em forma de creme, gel e loção.


E tem mais: ele também serve como preparo da pele para procedimentos rejuvenescedores. Por exemplo, um peeling facial ou a ação de alguns laseres rejuvenescedores têm resultados melhores em pessoas que já estejam usando ácido retinoico.

O produto só tem pontos positivos, com exceção de raros casos de contraindicações e de alguns efeitos colaterais. Por causa desses efeitos, muitas pessoas têm dificuldade em usar o ácido retinóico. 

O nosso blog PHARMAGISTRAL dedica esse texto principalmente às pessoas que apresentam alguma dificuldade quanto ao uso do ácido, mas também vale para as pessoas que não tem dificuldades com relação ao uso, as informações vão facilitar o uso correto e fornecer mais conhecimento sobre o produto que estão utilizando.


QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS DIFICULDADES?

Com frequência, o início do tratamento é difícil e incômodo. O produto resseca a pele. Ela fica sensível, avermelhada e descamativa. Como os benefícios são muitos, o importante nessa fase é respirar fundo e não desistir. O ideal é começar a usar o produto lentamente, apenas em alguns dias na semana. Por exemplo, aplicar o creme com ácido retinoico somente em uma a cada três noites. Nas outras noites, usar um creme hidratante e regenerador. Se tudo correr bem, na terceira semana de tratamento usar o ácido uma noite sim, outra não. E no segundo mês de tratamento aplicar o produto todas as noites, ou pelo menos cinco noites por semana, com duas noites de descanso.


Se a pessoa for mais sensível ainda, e não conseguir usar o creme nem três noites na semana? O importante é não desistir. Usar o quanto for possível. É melhor passar o creme uma vez na semana do que não passar. Em casos extremos, é possível deixar o creme agindo apenas por algumas horas, e depois enxaguar. Com o tempo, mesmo que demore meses, a pele se acostuma e fica mais resistente, e a pessoa aumenta o tempo e a frequência de uso.

OUTRAS DICAS QUE AUMENTAM A RESISTÊNCIA DA PELE:
  • Aplicar com a pele bem seca: aguardar meia hora após ter lavado o rosto para passar o creme.
  • Misturar o creme com um hidratante para peles sensíveis.
  • Usar uma pequena quantidade e espalhar o máximo possível.
  • Usar um produto com baixa concentração do ativo.
Se mesmo seguindo todas essas recomendações o ácido continuar a irritar a pele, provavelmente a pessoa seja intolerante ao produto. Nesse caso, o melhor pode ser usar outros ativos, felizmente eles existem.

O ácido retinóico deixa a pele sensível ao sol. Por isso, é preciso usar um filtro solar todos os dias durante o tratamento. Se a pessoa gosta de ficar sob o sol (não deveria), melhor suspender o uso do ácido durante o verão. E, nas grávidas e lactantes, ele é contraindicado.

O ácido retinóico é um medicamento vendido sob prescrição médica. Um ativo similar é o adapaleno, que também requer receita médica para a venda. É possível encontrar versões mais suaves do ativo nos chamados cosmecêuticos, de venda livre. São o retinol e o retinaldeído, que não possuem os efeitos incômodos do ácido retinoico, mas por outro lado, têm ação menos intensa.

Então, a última e não menos importante dica que damos é: Na hora de mandar manipular seu ácido retinóico, procure uma Farmácia Magistral de qualidade, que siga os padrões de Boas Práticas de Manipulação em Farmácia e que garantam a qualidade das matérias primas utilizadas, pela aquisição a partir de fornecedores qualificados juntamente aos órgãos de vigilância competentes.



PERGUNTAS FREQUENTES:

1 - O ácido retinóico pode ser utilizado sem prescrição médica?
R: Não, pois é uma medicação. O ácido retinoico está longe de ser um creme qualquer. Ele é um produto considerado como medicamento e seu uso deve ser sempre orientado por um médico.

2 - Quais são os efeitos do tratamento com esse ácido na pele?
R: A pele fica irritada e mais sensível. Se a sua pele ficar mais sensível que o comum ao começar o tratamento, não estranhe. É comum, no inicio do tratamento, o desenvolvimento de certo grau de sensibilidade da pele, provocando descamação, vermelhidão, coceira ou ardência. No entanto, se a pele ficar irritada demais, fique atento: quando o creme tem concentrações exageradas do retinol, a pele pode adquirir uma irritação chamada dermatite retinoide. Nesse caso, procure novamente seu dermatologista, que irá ajudar a encontrar a dose adequada.

3 - Grávidas podem fazer tratamento com essa substância?
R: Não, já que há riscos de danos ao feto. A tretinoina é considerada uma substância teratogênica, ou seja, o seu uso pode levar ao mal desenvolvimento do feto. Por questões éticas, não existem estudos controlados que comprovem essa reação em humanos, mas a fetotoxicidade já foi verificada em animais. Portanto, grávidas devem ficar longe desse tratamento! Mulheres que estão amamentando também devem esperar o período passar para fazer uso do ácido retinoico.

4 - Qual a relação do ácido retinoico com o sol?
R: Pacientes que usam o ácido não podem sair no sol. Ácido retinoico e sol não combinam! Como o ácido deixa a pele mais sensível, a exposição ao sol pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas. A única exceção fica para aqueles pacientes que fazem peeling de ácido retinoico e saem da clínica com o produto no rosto. Nesses casos, é preciso usar bastante protetor solar, mesmo que o creme com ácido só seja aplicado à noite.

5 - É preciso aplicar o produto todos os dias?
R: Depende da necessidade do tratamento. Quem determina a frequência do uso do ácido será o dermatologista. O tipo de pele - ou seja, o quanto a pele do paciente 'suporta' - dita a periodicidade do tratamento. Quando não há reações adversas, ele pode ser usado todo dia. Mas, na maioria das vezes, é orientado iniciar o uso com concentrações baixas de duas a três vezes na semana e ir aumentando a frequência e a concentração progressivamente, conforme a tolerância do paciente.

6 - Pessoas com peles sensíveis podem usar o ácido?
R: Podem, desde que tomem alguns cuidados. Contanto que a pessoa de pele sensível não tenha rosácea, é possível aproveitar os benefícios do ácido retinoico. Nesses casos, avaliamos cuidadosamente a frequência de uso produto, dando preferência para as apresentações um pouco mais hidratantes, como os cremes e loções.

7 - Como o creme deve ser aplicado?
R: Com o rosto limpo e seco. O ácido deve ser aplicado com o rosto limpo e seco, para que a sua absorção melhore.

8 - A partir de que idade o tratamento pode ser aplicado?
R: A partir da adolescência, dependendo da necessidade. O tratamento para retardar o envelhecimento é recomendado a partir dos 25 anos de idade. No entanto, quando usado para aliviar acne ou estrias, o ácido retinoico pode ser recomendado ainda na adolescência.

9 - O ácido retinoico pode ser aplicado junto a outros tratamentos, como peeling?
R: Não, pois o ácido sensibiliza demais a pele. Esse tratamento pode até ser combinado com outros cosméticos tópicos, mas não deve ser realizado com procedimentos mais agressivos, como o peeling. O ácido retinoico deve ser usado com cautela em quem faz peelings ou lasers, devendo ser suspenso algumas noites após o procedimento para dar tempo de a pele se recuperar. Também é recomendado suspender o uso do ácido também três dias antes dos tratamentos, para evitar queimaduras, já que ele deixa a pele bem sensível.

Nayara Souto Maior e Valdemir Soares


Nayara Souto Maior - Farmacêutica Generalista, Pós-Graduanda em Gestão e Tecnologia Industrial Farmacêutica, atua como Farmacêutica Magistral.

Valdemir Soares - Farmacêutico Generalista e empresário do ramo automotivo.

108 comentários:

  1. Eu uso ácido retinoico com vitamina c já tem um ano e meio e hoje uma pessoa que eu não via a dois anos me perguntou se eu tinha feito plástica facial,é a maior prova que esse tratamento é incrível,mas tem que ter receita certa,já tenho pele acostumada,não sinto ardência nem descamação,mesmo assim tem que fazer alguns intervalos do uso,e o protetor solar é produto indispensável usado até de noite dentro de casa,quando estou de frente ao computador por exemplo ou vendo tv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É uma substância prescrita com bastante frequência pois apresenta resultado eficaz de verdade. Claro que quando usado de forma correta e seguindo todas as orientações do prescritor. Muito obrigado pelo seu comentário e esperamos que nossa postagem tenha lhe ajudado de alguma maneira.

      Excluir
    2. Oi o meu dermatologista passou ácido para usar a noite mas nao mim disse quanto tempo tenho que deixar no rosto. Eu devo lavar? Quantos dias tenho que usar .

      Excluir
  2. Olá, estou usando o acido retinoico há pouco mais de 1 mês, minha pele tem manchas de melasma, e tem pontos vermelhos, em quanto tempo verei resultados (diminuição das manchas)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Pri Oliveira! Tudo bem? Seu tratamento ainda está muito recente, os resultados são relativos e variam de pessoa para pessoa de acordo com a intensidade das manchas. Para algumas manchas mais fortes, geralmente, é necessário tratamento com peeling. No seu caso, você passou por um dermatologista antes de começar a usar o ácido? Nesse pouco tempo de tratamento já notou alguma diferença? É interessante que a cada mês você tire uma foto de uma mesma região do rosto para ir acompanhando a evolução do tratamento. E se notar qualquer situação estranha tanto com a pele quanto com reações alérgicas, interromper imediatamente o tratamento e visitar seu médico(a). O tempo total de tratamento com o Ácido Retinóico pode variar de 03 à 06 meses e se for necessário até mais tempo. Quem vai define o tempo é o seu dermatologista considerando os resultados obtidos. Durante o seu tratamento siga as dicas que demos nessa nossa matéria! Esperamos ter ajudado, estamos à disposição!

      Excluir
    2. Ola, eu uso vitanol a e vitamina c, elasticinol e vitamina e, uso o acido a noiye e a vitamina de manha, so q meus poros, estao mto abertos e nunca tive isso, uso o filtro solar da vichy, qria uma opinioa d q fazer, tenho 36 anos

      Excluir
    3. Ola, eu uso vitanol a e vitamina c, elasticinol e vitamina e, uso o acido a noiye e a vitamina de manha, so q meus poros, estao mto abertos e nunca tive isso, uso o filtro solar da vichy, qria uma opinioa d q fazer, tenho 36 anos

      Excluir
    4. Olá Boa noite a todos! Eu tenho melasma e muita cicatrizes de acne.
      Iniciei um tratamento a mais de três meses. Usei hidroquinona,lumixyl e teína que o meu dermatologista passou,porém não vi resultado algum! Agora estou usando o ácido retinoico comum serum vit.c porém trabalho um pouco exposta ao sol,será que com o uso de protetor solar e com chapéu ainda sim terei problemas?? Estou muito preocupada.

      Excluir
  3. Olá Nayara, estou tentando engravidar há um ano e como a gravidez ainda não veio, comecei a fazer o tratamento com o ácido, porém estou um pouco receosa caso fique grávida fazendo uso deste medicamento. Eu devo continuar e em caso de gravidez eu preciso suspender o uso ou você acha melhor fazer o tratamento após a gravidez? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carine, tudo bem?! Olha, o correto mesmo é que o tratamento com os retinoides seja interrompido no momento em que se decide engravidar, antes mesmo até das tentativas. Há outros tratamentos alternativos que você pode estar fazendo tanto durante o período de tentativas quanto no período de gravidez confirmada e até mesmo durante a gestação. Muito obrigado pelo comentário e espero ter sanado sua dúvida. Partindo desse diálogo, farei uma matéria falando de alguns tratamentos de pele alternativos para gestantes. Continue acompanhando o blog, logo logo a matéria estará no ar!

      Excluir
  4. Nayara, boa noite! Estou usando pela primeira vez ácido retinóico + hidroquinona, pois a hidroquinona sozinha não surtiu nenhum resultado. Uso o filtro sunmax color fator 30 durante o dia, e eu esqueci de tirar a dúvida com a minha dermato se eu devo aplicar o ácido somente nas áreas que contém manchas e espinhas, ou se aplico no rosto todo. Pensei em começar inicialmente nas áreas mais afetadas, e depois que atingir um bom resultado passar nas outras áreas. Mas o que você indica? Qual é o correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Pê! Bom dia! Você pensou bem, use inicialmente nas áreas que apresentam manchas. Se você começar a utilizar em todo o rosto pode ser que uma área fique mais despigmentada do que outra. Quando as áreas afetadas pelas manchas e espinhas estiverem no mesmo tom da pele das áreas normais, SE FOR NECESSÁRIO continuar com o tratamento, você pode utilizar em todo o rosto.
      Obrigado pelo comentário! Esperamos que nosso blog tenha sanado suas dúvidas. Continue acompanhando o blog e siga-nos no instagram: @blogpharmagistral

      Excluir
    2. Nayara, obrigada pela prontidão na resposta! Já sou cliente de vocês, e agora tenho um motivo a mais pra continuar sendo! Comecei a aplicar o ácido na quarta-feira, Na quinta ele ficou ressecado, na sexta meu rosto estava vermelho e já começando a descamar. Sábado e hoje descamou nas áreas em que eu passei o ácido.
      A dermato prescreveu o uso diário, mas estou com medo de passar onde já descamou e irritar/afinar mais essa pele pelo fato de estar mais sensível, e ao mesmo tempo estou com medo de não passar e a pele dos lugares que ainda não descamou grudar novamente e ficar manchado. O que faço? Agradeço mais uma vez pela atenção e orientação!

      Excluir
    3. Boa noite, Ana Pê! Tudo bem? Se as manchas ainda aparecem nos lugares que você já usou o ácido, mesmo que sejam claras, continue usando. Quando estiver totalmente sem manchas os locais, você pode usar em todo o rosto apenas para igualar a cor e renovar toda a pele do seu rosto. Não há problema de irritar/afinar mais a pele onde já passou o creme. Mas lembre-se, qualquer irritação mais agressiva pare imediatamente o uso do ácido e volte a se consultar com sua média dermatologista.

      Excluir
  5. Olá, vc sabe me dizer apartir de que epoca do ano posso começar a aplicar o acido na pele? Sei que nessa epoca de verao é mto quente e nao é recomendando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Franciele! Exatamente, durante o verão não é recomendado fazer uso de ácidos. Depende também da região que você mora, se for no Nordeste, por exemplo, quase sempre é verão rsrs. Então é necessário adaptar o uso do ácido às condições, como usá-los à noite e durante o dia tentar não se expor no sol e usar bastante protetor solar de fator de proteção alto.

      Agradecemos seu comentário e o acesso ao nosso blog. Esperamos que ele esteja lhe ajudando em dúvidas e fonte de conhecimento!

      Excluir
  6. oi Nayara , estou usando o Acido há duas semana ,na primeira semana usei um dia apenas ficou bem vermelho descamou um pouco e depois parou , nessa semana na quarta dia 19/02 passei de novo , mais ñ ficou vermelho ,gostaria de saber se o processo demora em alguns casos e se deveria usar todos os dias ,tbém quero saber se posso usar base ?? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Miriele.
      O processo pode demorar sim em alguns casos de acordo com o tipo de pele de cada indivíduo. É interessante que você siga a orientação do seu médico dermatologista, ele prescreveu o uso diário? Se sim, use o ácido todo dia. O processo de descamação é normal, o ácido ativa a renovação celular. Quanto ao uso da base, pode usar sim e de preferência alguma base com protetor solar. Lembrando que não é recomendado o uso do ácido durante o dia (cuidado com o sol durante o período de uso do ácido).
      Obrigada pelo comentário e participação no nosso blog!

      Excluir
  7. ola, qual creme com acido retinoico vocês me indicam?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Letícia.
    Nós farmacêuticos não podemos indicar nem prescrever ácidos. Marque uma consulta com seu dermatologista, se for necessário ele poderá prescrever algum creme com o ácido retinóico.
    Agradecemos sua participação!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom !!Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha quanto ao uso do ácido retinóico ,apesar de usa-lo a algum .Obrigada ,vcs estão de parabéns !Nem minha dermato consegue ser tãO consisa rsrssrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos sua visita e seu comentário!
      Continue nos acompanhando.

      Excluir
  10. Joelma nicolau boa noite! Eu uso o ácido ja a dois anos e quando quero para as manchas vouta tdo de novo , o ácido é para ser usado para sempre? E com um determinado tempo ele não vai me prejudicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Joelma!
      O ácido é para ser utilizado com intervalos de tempo, por exemplo, usa o ácido durante 03 meses e fica 03 meses sem usar. Depois usa novamente durante mais 03 meses e assim sucessivamente... Provavelmente as suas manchas estão localizadas em camadas mais profundas da sua pele, então, o tratamento se torna demorado mesmo. E geralmente os tratamentos com ácido se tornam constantes, ou seja, durante muitos anos mesmo.

      Agradecemos sua participação e esperamos que tenhamos conseguido sanar sua dúvida.
      Compartilhe nosso blog entre seus amigos!

      Excluir
  11. oi,gostaria de saber se posso aplicar no nariz e acima dos labios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa Gomes!
      Pode aplicar sim, mas tenha cuidado, observe se você não vai apresentar hipersensibilidade nessas regiões e não deixe entrar em contato com os lábios e interior das narinas. Só não é indicado o uso nas pálpebras.

      Excluir
  12. Olá Nayara! Como vc é gentil e sensata em suas respostas! Adorei seu texto! Bom, estou com duas dúvidas! Estou usando o ácido a 0,025% e pretendo ir a praia, não posso deixar de ir pois a reserva no hotel já está feita e paga... Então o que faço?! Paro de usar o ácido Qts dias antes da viagem?! Minha dermato passou dia sim, dia não! Só mais uma dúvida! Posso passar na região abaixo dos olhos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique Moura! Boa noite!
      É indicado parar o tratamento com no mínimo 15 dias antes da viagem ou até 30 dias se for possível. Pode passar na região abaixo dos olhos sim, desde que não apresente nenhuma irritação pois essa região é mais sensível do que as outras partes da face e pode ser que aconteçam até ferimentos. Mas, mesmo estando sem fazer uso do ácido redobre a atenção quanto ao uso do protetor solar (no mínimo fator 50), e evite levar sol no rosto.

      Agradecemos seus elogios, atenção e acesso ao blog. Siga-nos também no instagram: @BlogPharmagistral

      Excluir
  13. Começei a usar ontem (17/03/14) e como minha pele é super oleosa, depois que usei ficou bem sequinha. Gostei muito. No meu caso foi receitado para combater umas espécies de verrugas bem pequenas e com tons marrons que tenho no rosto e pescoço. Espero que resolva, pois elas se espalham rapidamente no rosto e meu rosto que era tão limpinho ficou muito feio depois que elas começaram a nascer. Doutora, será que vai funcionar mesmo pro meu caso?
    * Sabrina Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sabrinna Nana!
      Acredito que vai funcionar sim, siga as orientações da sua médica(o) dermatologista e depois conte-nos o resultado, se possível tire fotos do ANTES e DEPOIS, podemos até fazer uma nova matéria mostrando o seu caso.
      Agradecemos o seu comentário e participação no Blog Pharmagistral.

      Excluir
  14. GOSTARIA DE SABER DEPOIS DE QUANTO TEMPO APÓS O TRATAMENTO COM O ÁCIDO POSSO ENGRAVIDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suélen Lima! Boa noite.
      O efeito teratogênico pode ocorrer até um mês após a interrupção do uso do fármaco. Portanto, é aconselhável engravidar somente de 03 a 06 meses após o término do tratamento com o ácido retinóico.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Com certeza nao...quanto antes começar melhor, apertir da adolecencia claro.. Francilene do Carmo rsrsrs

      Excluir
    2. Não. As contra-indicações são: Uso na gravidez e lactação.

      Excluir
  16. Ola, gostaria de saber se a concentração que estou usando é segura 0,05% esta junto com colageno a 10% é um creme. Estou usando a 4 dias nao descamou mas arde um pouquinho. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É segura sim. O colágeno em formulação de creme não tem função alguma. O nosso corpo não absorve o colágeno através da pele, no seu caso teria serventia o colágeno em cápsulas.

      Excluir
  17. COMO É COMPRADO O ÁCIDO RETINÓICO?POSSO USAR NO CORPO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A venda é sob prescrição de médicos dermatologistas, pode fazer uso no corpo sim! E dependendo da finalidade do uso há variação nas concentrações.

      Excluir
  18. Tenho a mesma dúvida da Suelen. Quanto tempo depois de interromper o tratamento posso engravidar? ouvi dizer que era dois anos antes de ficar grávida ou afetaria o feto com deformidades. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pri Mallaman! Boa noite.
      O efeito teratogênico pode ocorrer até um mês após a interrupção do uso do fármaco. Portanto, como medida de segurança, é aconselhável engravidar somente de 03 a 06 meses após o término do tratamento com o ácido retinóico. Não precisa esperar dois anos.

      Excluir
  19. Olá Nayara,
    Iniciei o tratamento há 1 semana do ácido retinoico para o tratamento de espinhas e o dermato me receitou o doxiciclina, colágeno e a vitamina C em capsulas. Minha pele está muito seca e vermelha é normal? Não tenho muito espinhas o tratamento é demorado? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maely! Boa noite! Sim, é normal pois o ácido retinóico tem ação comedolítico, estimula a mitose, a renovação dos folículos das células epiteliais e a descamação. Por isso a vermelhidão e o ressecamento. O tempo de uso vai depender da evolução do tratamento e quem vai definir o tempo é sua dermatologista quando avaliar o resultado. Mas fique tranquila quanto aos sintomas, você terá ótimos resultados!

      Excluir
  20. Muito boas as respostas, e por coincidência procurava uma resposta sobre o uso do ácido retinóico e lendo as postagens... achei o que queria. É muito bom contar com canais de informações esclarecedores como este e com profissionais de GABARITO EXEMPLAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Asso Sales!
      Agradecemos o seu comentário e esperamos que nosso blog possa ajudá-lo cada vez mais!

      Excluir
  21. Ola!!! meu nome é Daiane estou fazendo o uso de ac. retinoico 0,5%, hidroquinona 4% fluocinolona 0,01% e gel de natrosol, eu tive na gravidez melasma e assim que ganhei nenem deu uma clariada nas manchas mais mesmo assim ficou manchado não muito forte manchas mais claras, e a uma semana de uso praticamente estão bem mais claras quase que sumiram. queria saber si posso parar o uso ou continuar? e si posso passar o produto em todo rosto e por quanto tempo posso usar no rosto todo?
    Um amigo que é farmacêutico disse que estavam bem vermelho o local onde passei o acido, e disse para eu tomar cuidado com o acido e não usar muito que pode causar envelhecimento da pele, pois o mesmo vai trazendo varias novas peles e isso pode acabar acontecendo é verdade? quanto tempo posso usar? ( são muitas as perguntas e quando fui no dermato fiz muitas tbm e essas surgiram quando comecei a usar ) obrigado bjoos
    obs: sempre usei protetor inclusive na gravidez.

    ResponderExcluir
  22. Olá Nayara, gostaria de saber...depois de aplicado o ácido retinóico quanto tempo depois devo lavar o rosto para retirar o produto? Obrigada . Att.: Suellen

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou usando Triderm (hidroquinona) há dois meses e agora quero parar pq não pode usar muito tempo ne?! bom, sera que posso usar Vitanol-A (acido retinoico) agora sem intervalo nenhum? vai irritar muito minha pele pq ja estou usando Triderm? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de utilizar qualquer tipo de creme para tratamento de pele você deve se consultar com um médico dermatologista, ele vai fazer uma avaliação da sua pele para saber se é realmente necessário utilizar o ácido.

      Excluir
  24. Boa noite. Vou começar a usar o acido retinoico e gostaria de saber se nos intervalos (nos dias que eu não usar o acido) posso usar um creme com vitamina c 10% e acido hialurônico 2%?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, estou usando ácido retinoico 6%, a cada 15 dias, bloqueador solar com PPA 30, minha pele está clareando aos poucos. Tenho melasma tipo 3, faço peeling no inverno de vez em quando.
    Melasma é uma mancha muito resistente e se você não usar o produto certo, acaba tendo o resultado contrário.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  26. ESTOU AMAMENTANDO,E GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS REAÇÕES NO BEBÊ?OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deve utilizar o ácido de maneira alguma durante o período de amamentação. O ácido causa má formação, então espere passar o tempo de amamentação e só depois comece a utilizar.

      Excluir
    2. Minha filha tem 1 ano e 7 meses e ainda mama,se usar vai ter alguma reacão.E outra duvida uso o hidratante da neutrogena oil free e em sua fórmula tem alcool cetilico pode ser usado junto com o vitanol a?

      Excluir
  27. O ácido retinóico melhora poros dilatados, acne e afina a pele? Gente será verdade? Tô muito animada pq a pele do meu rosto não é das piores, mas também não tá legal. Quando adolescente não tinha acne. Minha pele parecia marmore e mudou drasticamente para uma pele com tons diferentes, um pouco de acne o que deixa algumas manchas. Moro no Nordeste e faço faculdade a tarde, ou seja, saio ao meio dia pra pegar a condução. Eu posso fazer mesmo assim esse tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseane, bom dia! Você pode fazer o tratamento normalmente, porém o horário para utilizar o ácido tem que ser à noite ou então apenas no consultório dermatológico. Por você morar no nordeste a mudança drástica na sua pele pode ter acontecido devido a alta incidência de raios UV e pelo aparecimento de acne, como você mesmo citou, durante o tratamento deve-se redobrar a atenção quanto ao uso de protetor solar e sempre que possível chapéu também!
      Você terá ótimos resultados, com certeza!
      Agradecemos seu comentário!

      Excluir
  28. Olá Nayara, ja estou no segundo mes de uso, e como meu medico aumento a dosagem deu uma maior irritação, tenho dificuldades em conseguir uma consulta com o meu dermatologista,e com isso estou na duvida se posso usar um hidratante chamado profuse nutrel, muito citado pelo pessoal na net, e se posso usar ele logo apos a aplicação do retinoico ou se so posso usar o hidratante intercalado com o acido um dia um outro dia o outro

    ResponderExcluir
  29. Olá! Minha filha começou o tratamento e no terceiro dia teve que parar pois além de não suportar a ardência, surgiu uma mancha escura em volta do queixo, tipo queimadura. A médica pediu pra ela intercalar o uso e aumentar o uso do protetor. Estou preocupada, será que esta mancha vai sumir?
    Desde já agradeço
    Eliane Luz

    ResponderExcluir
  30. Oi, o Skinceuticals retinol 0.3 pode ser usado na região dos olhos?

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!
    Estou usando peroxido de benzoilo há um mês e diminuiu minhas espinhas significativamente, porém tenho muitas marcas de espinhas. Gostaria de saber se o acido retinoico pode me ajudar a clarear essas marcas? Posso manipular os dois juntos? O que me sugere? Desde já agradeço!
    Att,
    Luciana

    ResponderExcluir
  32. Oi estou usando acido retinóico e acido glicirrhizico nas estrias!!!Gostaria de saber quais os cuidados que devo ter ,eu posso ir a praia???Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Vou começar a usar o ácido retinoico sozinho, tenho melasma e espinhas de massa que não desaparecem, será que vai dar certo? Que vai acabar? O ácido é 0,025%!

    ResponderExcluir
  34. Vou começar a usar o ácido retinoico sozinho, tenho melasma e espinhas de massa que não desaparecem, será que vai dar certo? Que vai acabar? O ácido é 0,025%!

    ResponderExcluir
  35. Olá. Estou usando o ácido a 4 dias e está ardendo um pouco na parte de cima.dqs bochechas e normal tbm ficar bem ressecadas pele, só que passo o protetor fator 70, só que fica esbranquiçada minha pele.
    O que devo fazer é tbm posso usar um hidratante. E como devo usar antes ou depois do protetor. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  36. Olá. Estou usando o ácido a 4 dias e está ardendo um pouco na parte de cima.dqs bochechas e normal tbm ficar bem ressecadas pele, só que passo o protetor fator 70, só que fica esbranquiçada minha pele.
    O que devo fazer é tbm posso usar um hidratante. E como devo usar antes ou depois do protetor. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  37. Olá. Estou usando o ácido a 4 dias e está ardendo um pouco na parte de cima.dqs bochechas e normal tbm ficar bem ressecadas pele, só que passo o protetor fator 70, só que fica esbranquiçada minha pele.
    O que devo fazer é tbm posso usar um hidratante. E como devo usar antes ou depois do protetor. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  38. Ola, pq nao é recomendado o uso nas palpebras? Eu passo ao redor dos olhos e nunca tive problemas. Devo parar?

    ResponderExcluir
  39. SUGESTÃO: INSERIR NAS PERGUNTAS FREQUENTES "COMO REMOVER CORRETAMENTE O ÁCIDO RETINÓICO DO ROSTO?"

    Basta somente levar com água (fria ou quente?). É obrigatório remover com sabonete líquido?

    Acredite, em todos os posts que li sobre o assunto em NENHUM deles existe uma instrução acurada a respeito. Somente dizem "lavar".

    Se puder responder (e publicar nas FAQ), ficaria muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gostaria mto de saber, pois estou usando acido retinoico com hidroquinona e hidrocortisona e o produto não sai cm facilidade, pelo contrario fica resíduos e chega assar minha pele

      Excluir
    2. Também gostaria de saber o mesmo que vocês...mas não estou sendo feliz em encontrar as respostas.. isso.me assustou um pouco.

      Excluir
    3. Tenque lavar com sabonete neutro,eu uso shampoo de bebê que nao arde a pele ..

      Excluir

    4. Faço dupla limpeza. Eu limpo primeiro com oleo de coco e dps sabonete líquido específico para minha pele. Bjo

      Excluir
    5. Minha dermatologista passou sabonete líquido de camomila.

      Excluir
  40. Oi Nayara,eu queria saber se posso usar o ácido em todo o rosto inclusive em volta dos olhos?

    ResponderExcluir
  41. Oi Nayara,eu queria saber se posso usar o ácido em todo o rosto inclusive em volta dos olhos?

    ResponderExcluir
  42. Oi Nayara,eu queria saber se posso usar o ácido em todo o rosto inclusive em volta dos olhos?

    ResponderExcluir
  43. Oi Nayara,eu queria saber se posso usar o ácido em todo o rosto inclusive em volta dos olhos?

    ResponderExcluir
  44. Onde encontrar..?procurei na Internet mas só aparece outros ácidos.

    ResponderExcluir
  45. Onde encontrar..?procurei na Internet mas só aparece outros ácidos.

    ResponderExcluir
  46. Bom Dia.
    Está com uma semana que comecei o meu tratamento com o ácido Retinoico. fiz uso de um outro medicamento indicado pelo meu dermatologista mais me dava alguns efeitos reversos, como: espinhas e mais manchas. Usei uma pomada á base de Hidroquinona + Tretinoína.
    Voltei ao Dermatologista e ele me receitou o ácido retinoico 1% como tratamento, ela também tem hidroquinona. Passei a pomada e dois dias depois começou á descamar e ficar vermelho perto dos olhos e da boca. Isso é Normal?. Essa vermelhidão não pode gerar outras manchas se eu continuar passando?. Nessa vermelhidão de perto da Boca eu tenho uma mancha de sol que eu gostaria de retirar, mais todas ás vezes que eu usava á hidroquinona ela ficava um pouco mais suave, mais logo voltava á escurecer. Será que com esse tratamento que o dermatologista me indicou essa mancha irá sumir?
    não aparecerá mais manchas?

    agradeço por sua atenção e resposta!

    ResponderExcluir
  47. Estou usando vitanol a a duas semanas,na primeira semana ficou vermelho meu rosto e ardeu bastante quando passava filtro solar,aí comecei a usar dia sim dia nao,nas noites que nao passo ele eu uso bepantriz que e uma pomada cicatrizante ,muito boa essa pomada pra aliviar a irritaçao,amei o vitanol e ja estou vendo resultados na claridade da pele e firmesa,..Uso filtro solar fps 70 a cada tres horas,estou muito feliz com os resultados ;)

    ResponderExcluir
  48. Olá,boa noite...hoje fiz um peeling de acido retinoico.E pretendo começar a engravidar ano que vem a partir de fevereiro.Apenas com um peeling pode prejudicar a formação do bebê?

    ResponderExcluir
  49. Olá! A luz emitida pela tela do computador (ou do celular) afeta no efeito do ácido retinóico? Posso mexer no celular, por exemplo, com o ácido no rosto?

    ResponderExcluir
  50. Tenho 17 anos, queria saber se posso usar esse acido? Se vai me prejudicar em alguma coisa, tenho poucas manchas de espinhas no rosto

    ResponderExcluir
  51. Bom dia. Comecei o tratamento tem uma semana, só que estou com uma dúvida. Eu uso o produto anoite antes de dormir, só que levanto as 6:00 dá manhã para ir para academia e logo depois retorno para casa e vou trabalhar. Assim que eu acorda para ir treinar eu passo o filtro solar por cima do produto? Ou lavo antes de ir ? Porque se eu lavar antes de ir quando chegar vou ter que lavar novamente e a dermatologista recomendou lavar duas vezes ao dia. Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  52. Oi Boa tarde é normal a pele enrrugar depois d uso do acido

    ResponderExcluir
  53. Boa noite, ótima matéria!
    Uso o ácido retinoico a um bom tempo, receitado por dermato...
    Não sinto mais desconforto com ele...a pele acostumou...
    Ele é muito benéfico, mas exige muitos cuidados...o ideal é aplica-lo só a noite e nem pensar em sair com ele, mesmo com protetor... as luminárias tb queimam a pele...
    Nayara poste mais textos relacionados, são informações muito úteis ;-)

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Eu fiz pedido do rerinoico 0,5 mas meu namorado falou q n presta seria o ideal 1,0

    ResponderExcluir
  56. Também tenho dúvidas sobre a porcentagem do ácido, uso a 0,25 e acho que devo pular para o 0,5

    ResponderExcluir
  57. Ola como e usado o acido retinol para estrias? Qual acido pode ser misturado com retinol? qual creme pode ser usado depois do acido?

    ResponderExcluir
  58. Oi estou usando tritetinoina a 1 semana. E no queixo apareceu umas manchas escuras. Parece que quando dormia babei e manchou kķkk e normal? Como faço pra tirar?

    ResponderExcluir
  59. Ola comecei a usar o acido e tudo bem nao tive nenhuma reaçao mas a tres dias atras eu cosei o olho esquerdo e nao sei se foi reaçao do acido mas meu olho esta irritado estou lavando com soro e passando colirio esta irritaçao pode ser do acido.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Oi,
    Minha dermato me receitou ácido e quando fui buscar a farmacêutica disse que deveria guardar na geladeira, mas a dra não tinha me dito nada. É preciso guardar na geladeira ?
    IARAmar

    ResponderExcluir
  62. Olá, tenho dúvida em relação a porcentagem. Comprei o ácido retinoico a 10 por cento? É muito forte?

    ResponderExcluir
  63. OLÁ! Gostaria de saber se quem usa o acido retinóico pra melasma, pode ficar livre das manchas com o uso contínuo ou se só ameniza durante o uso! Sabe me dizer se existe algum tipo de acido que promete eliminar as manchas.... me falaram que o MELAVOID é o mais eficiente, você pode me esclarecer?

    ResponderExcluir
  64. Eu usei acido retinoico para melhorar umas estrias q apareceram e sumiram todas. A dúvida é. Posso fazer bronzeamento artificial? Ja faz um mês q acabou o tratamento.

    ResponderExcluir
  65. Posso usar o ácido retinoico a noite e pela manha a vitamina c e dmae?

    ResponderExcluir

Translate

Online

Copyright© PHARMAGISTRAL - Todos os direitos reservados. http://www.pharmagistral.com.br
Estão autorizadas cópias e reprodução de informações e imagens dispostas aqui no blog desde que seja informada a fonte.